Edificação faz parte do patrimônio cultural e histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Porto Velho, RO - A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm) pleiteia junto ao Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o tombamento do Casarão dos Ingleses, localizado no Km-7 da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). O bem imóvel faz parte da história da ferrovia e ainda não possui tombamento e fica à frente da Hidrelétrica de Santo Antônio.

Para o presidente da Asfemm, George Telles, o tombamento é a garantia legal para que esse bem seja preservado, mantendo a originalidade e integrando a história de Rondônia. "Essa edificação histórica é maravilhosa, mas encontra-se abandonada. Este pedido de tombamento visa garantir a preservação desse prédio histórico relacionado ao contexto histórico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré", disse Telles.

O protocolo do pedido de tombamento foi efetivado pela Associação dos Ferroviários e tramita no Iphan com o número de processo 01410.000143/2021-95. Neste mesmo processo está o pedido de tombamento da via férrea total do Km-8 em Porto Velho até o Km-366 em Guajará-Mirim. A Asfemm já efetuou levantamento com visitas aos principais locais onde ainda restam peças, ferramentas, edificações, vagões, locomotivas e outros bens pertencentes a EFMM.

Sobre o Casarão

A edificação de dois pavimentos que foi construída ao lado da antiga cachoeira de Santo Antônio, já passou por sucessivas reformas, que foram intercaladas com períodos de abandono. Existem diversas teorias sobre a origem da construção do Casarão e os seus proprietários ao longo dos anos.

Alguns acreditam que ele foi construído por volta de 1878, pela empresa de engenharia P. & T. Collins que construiu a ferrovia EFMM. Pelas características da edificação, na parte superior do prédio funcionava a residência e na parte inferior, o escritório da empreiteira.

Fonte: Portal SGC