Anúncio foi feito por Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública

Porto Velho, RO -
O delegado Andrei Rodrigues foi anunciado como diretor-geral da Polícia Federal nesta sexta-feira. O nome foi confirmado por Flávio Dino, anunciado como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Dino afirmou que o anúncio foi feito após conversa com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— Levamos em conta, sobretudo, a necessidade de restauração da plena autoridade e da legalidade nas polícias. Também a experiência profissional comprovada. Inclusive na Amazônia brasileira uma vez que o delegado Andrei exerceu suas funções na Amazônia uma área estratégica para esse governo e, portanto, para segurança pública. E o delegado Andrei participou do principal nesse momento que é o diálogo com estados e municípios na medida que foi secretário extraordinário de grandes eventos — afirmou Dino durante entrevista à imprensa.

Dino informou, ao deixar o CCBB, que as equipes do ministério da Justiça e Segurança Pública devem ser escolhidas até o Natal. Para além do nome do delegado Andrei Passos para a diretoria-geral da Polícia Federal, o futuro ministro deve decidir quem ocupará a presidência da PRF.

— Em relação à Polícia Rodoviária Federal, é claro que assim como as demais secretarias do ministério vou seguir o mesmo método que segui hoje em relação ao delegado Andrei, eu vou escolher os nomes e levar ao presidente. Ele chancelando, haverá o anúncio. Com certeza a intenção é que tudo isso se dê antes do Natal ou seja até o dia 20 ou 21 a gente tem a íntegra da equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública conhecidos.

Quem é

Rodrigues foi o responsável foi chefiar a segurança do presidente eleito durante a campanha. Foi nesse período que o delegado conquistou a confiança de Lula e de petistas próximos ao presidente eleito. Ele já havia chefiado a segurança da equipe de Dilma Rousseff na eleição de 2010.

Com a ameaça de segurança aos presidenciáveis em 2022 devido a polarização da disputa e as ameaças de violência, Rodrigues montou um amplo esquema de segurança.

Solicitou uma equipe robusta de policiais e usou drones, esquadrão antibombas e atiradores de elite em eventos públicos com maior exposição do então candidato.

Nenhum episódio de violência contra Lula foi registrado durante a campanha.

Antes de assumir o comando da segurança de Lula na campanha, Andrei era chefe da Divisão de Relações Internacionais da PF, em Brasília.

Natural de Pelotas (RS), Rodrigues é delegado federal há quase 20 anos. Formado em Direito, Rodrigues é mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid.

No governo Dilma, foi secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, responsável pela segurança da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.


Fonte: O GLOBO