Operação Blecaute II é coordenada pela Polícia Civil

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho participa da Operação Blecaute II, coordenada pela Polícia Civil de Rondônia, com o objetivo de combater os furtos de fios e cabos de energia que vem aumentando na cidade. A operação iniciou na quarta-feira (14), com a participação de várias instituições de segurança, Energisa, Caerd, empresas de telefonia e internet e da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur).

Até o momento, 20 estabelecimentos já foram fiscalizados e alguns materiais apreendidos para investigação e reconhecimento. Conforme o delegado Osmar Casa, titular da 3ª Delegacia da Capital e coordenador das operações de campo da operação, um empresário do ramo de sucatas foi preso em flagrante por aquisição de materiais roubados.

"A população como um todo é prejudicada com esses furtos, porque quando é perdido materiais caros assim, todo o custo é repassado para o valor da tarifa de energia. Além do que, o roubo de iluminação pode aumentar a possibilidade de crimes, já que parte da cidade fica escura. É importante que a população denuncie esses crimes de furtos e de compra ilícita de fios e cabos elétricos, assim como de depredação a patrimônios públicos, como praças e parques", declarou o prefeito Hildon Chaves.

Em coletiva para a imprensa, as autoridades explicaram a operação

Somente entre 2021 e 2022, a Emdur estima um prejuízo médio de R$ 2 milhões gerado por furtos da fiação de iluminação pública no município de Porto Velho. Conforme o delegado, os furtos acontecem em grande e pequeno porte, sendo feitos por pessoas e organizações criminosas, em residências, espaços públicos e empresas.

"É importante lembrar que ninguém está autorizado a subir em poste que não seja colaborador da prefeitura, Energisa e empresas de internet e telefonia. Isso pode facilitar a denúncia da população, já que esses profissionais sempre atuam uniformizados e com carros adesivados. Isso também vale para escavações próximas a espaços públicos, como praças", disse o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

A operação está em sua segunda edição e segundo delegada Lucilene Pedrosa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil, a previsão é realizar novas edições, com mais frequência, a partir do próximo ano.

"Cidadão, se você viu alguma coisa, alguma atitude suspeita, ou saiba de algo, nos ajude com a investigação que sua identidade será preservada. Para isso, temos o telefone 197 da Polícia Civil e 190 da Polícia Militar. Vale lembrar aos comerciantes também que é bom que estejam regularizados e não comprem materiais furtados. As investigações são em toda a cidade", alertou a delegada.

Lei n° 5.305, de 13 de janeiro de 2022 institui a Política Estadual de Prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas em Rondônia.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)