O repórter Bruno Góes e o cientista político Christian Lynch falam sobre os desafios que Lula enfrenta na composição da equipe de Ministros do próximo governo e as concessões que terá que fazer para honrar apoios recebidos durante a campanha

Porto Velho, RO -
A menos de um mês de tomar posse, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou novamente em Brasília nesta semana. Ainda sem ter anunciado nenhum nome para a composição do governo, ele afirmou em entrevista que já está com 80% do Ministério definido. Lula tem uma série de reuniões pela frente para resolver os últimos detalhes da formação.

Enquanto as negociações partidárias e o xadrez com o mercado financeiro e militares seguem em andamento, o presidente eleito tenta reduzir as pressões. Lula disse que vai começar a revelar a equipe no dia 12, quando será diplomado pelo TSE. Os sinais sobre a presença no primeiro escalão foram quase todos sutis, mas uma ausência já foi confirmada de maneira clara: Gleisi Hoffmann, aliada de primeira hora, seguirá na presidência do PT.

No Ao Ponto desta terça-feira, o repórter da sucursal do GLOBO em Brasília Bruno Góes e o cientista político Christian Lynch, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) destacam os pontos que Lula ainda precisa resolver antes de divulgar a equipe, naquele que é o arranjo mais complexo dos governos recentes.

Publicado de segunda a sexta-feira, às 6h, nas principais plataformas de podcast e no site do GLOBO, o Ao Ponto é apresentado pelo jornalista Filipe Barini, sempre abordando acontecimentos relevantes da atualidade. O episódio também pode ser ouvido na página de Podcasts do GLOBO. Você pode seguir a gente em plataformas como Spotify, iTunes, Deezer e também na Globoplay.


Fonte: O GLOBO