Chuva é característica do Inverno Amazônico — Foto: Juliana Kopp/g1

Porto Velho, RO - Estação é conhecida na região como 'Inverno Amazônico'. Aumento das chuvas é uma das principais características dessa estação.

O verão começa oficialmente nesta quarta-feira (21) às 18h48 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro, mas em Rondônia, a estação ganha um nome diferente e é conhecida como 'Inverno Amazônico'.

Enquanto muita gente está separando a roupa de banho para curtir a virada de ano ou se organizando pra garantir o bronze durante as férias em alguma praia ou balneário, aqui na Amazônia, o que aumenta é a procura por guarda-chuvas ou capas de chuva.

Aumento de chuvas

Segundo especialistas, uma das características do 'Inverno Amazônico' é o aumento das chuvas e do declínio de temperatura. É durante esse período que o rio Madeira, em Porto Velho, registra aumento e chega a atingir bairros, casas e desabrigar centenas de moradores.


Cheia do Rio Madeira — Foto: Divulgação/Semcom

Início chuvoso

Logo nesse começo de estação, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) explica que com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuando sobre a região, muitas nuvens carregadas se espalham sobre o estado, trazendo muita chuva.

Segundo o Climatempo, há condições para pancadas de chuva com raios ao longo do dia em quase toda a região. Nesta quarta-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para risco de chuvas fortes em todas as cidades de Rondônia, incluindo Porto Velho.

Veja as temperaturas nas principais cidades de Rondônia:

Ariquemes: mín. 22°C/máx. 31°C nesta quarta (21); mín. 22°C/máx. 32°C na quinta (22).
Cacoal: mín. 22°C/máx. 31°C nesta quarta (21); mín. 23°C/máx. 31°C na quinta (22).
Ji-Paraná: mín. 21°C/máx. 32°C nesta quarta (21); mín. 22°C/máx. 32°C na quinta (22).
Porto Velho: mín. 23°C/máx. 31°C nesta quarta (21); mín. 23°C/máx. 32°C na quinta (22).
Guajará-Mirim: mín. 22°C/máx. 31°C nesta quarta (21); mín. 22°C/máx. 32°C na quinta (22).
Vilhena: mín. 21°C/máx. 27°C nesta quarta (21); mín. 22°C/máx. 28°C na quinta (22).

Por Thaís Nauara, g1 RO