Do nordeste ao sul do Brasil, país tem diferentes cidades e regiões de paisagens arrebatadoras e abundância de água que são diversão garantida para os pequenos

Porto Velho, RO - O mês de dezembro chegou e, além do calor, também traz consigo um dos períodos mais esperados por nós e pelas crianças: as férias.

É uma época de alívio em nossas agendas e oportunidade para descansos merecidos que podem se estender por mais dias mesmo após a virada do ano. Mas o repouso pode ser feito de maneira diferente, sendo uma chance ideal para organizar uma viagem em família em pleno verão.

O Brasil possui destinos variados com programas para não deixar nenhuma criança parada, estruturas hoteleiras que dão conta do recado e ainda paisagens arrebatadoras.

Do nordeste ao sul do país, a seleção abaixo tem, além dos visuais, a abundância de água como uma característica comum, a qual nos ajuda a aproveitar os dias quentes que virão.

Seja na praia, debaixo de cachoeiras ou ainda em lagos e piscinas dentro de hotéis-fazenda, confira destinos e atividades para aproveitar junto dos baixinhos.

Mas atenção: vale ressaltar que o período pede por roupas leves e esportivas para as atividades externas. Nas fazendas, trilhas, cachoeiras e praias, não se esqueça das garrafinhas de água, do protetor solar e o óbvio que sempre é bom reforçar: nunca deixe de supervisionar as crianças, em questão de segundos elas podem aprontar!

São cuidados básicos que deixam as férias mais tranquilas e não atrapalham a alegria da garotada.
Chapada dos Veadeiros (GO)


Morada do Sol tem poços superagradáveis para curtir com os baixinhosCrédito: Acervo pessoal


Acesso é fácil e as belezas naturais impressionam os visitantesCrédito: Acervo pessoal


Trilha é um pouco extensa mas muito tranquila; sons dos pássaros e insetos no caminho deixam as crianças curiosasCrédito: Acervo pessoal

No centro do Brasil, a 240 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um destino único que nos presenteia com uma exuberância natural potente. A porta de entrada mais famosa e que nos recebe com mais estrutura é o município de Alto Paraíso de Goiás.

Junto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a região nos aguarda com muita aventura pelas suas belezas naturais. São cachoeiras de águas refrescantes, trilhas, grandes formações rochosas e conhecimentos sobre a fauna e a flora locais.

Assim, além de ser um paraíso para o ecoturismo em meio ao Cerrado, também é destino ideal para ser curtido ao lado dos baixinhos. É uma boa oportunidade para nos desconectarmos da correria do dia a dia e desacelerarmos o passo.

A Chapada é um destino mais pé no chão, em que, além das cachoeiras boas para banho e trilhas no parque, ainda oferece tirolesa e poços que se parecem com piscinas naturais para ajudar no calor.

As corredeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas e dos Cristais são pontos mais tradicionais que devem estar no roteiro.


Fazenda Loquinhas tem pequenas cachoeiras e poços de cores cristalinas que impressionam; local é ideal para ser curtido tranquilamente com as criançasCrédito: Soasche/Wikimedia Commons


Poço Xamã é um dos pontos mais visitados da Loquinhas e tem queda d'água com grande poçoCrédito: Aline Fortuna

E atividades mais focadas nos kids – em que adultos também se divertem – devem fazer parte da lista.

As cachoeiras e trilhas Loquinhas formam uma das áreas mais recomendadas para curtirmos um dia lindo ao lado das crianças, já que a fazenda tem vários poços cristalinos para banhos, pequenas cachoeiras e trilhas bem sinalizadas em palafitas de madeira.

Já a Tirolesa do Voo Gavião, de 850 metros de extensão, nos deixa suspensos a mais de 50 metros acima do nível do chão a 55 km/h. É aventura garantida! A atração fica dentro da Fazenda São Bento, que conta ainda com a trinca de cachoeiras Almécegas I, Almécegas II e São Bento.

Para completar, adicione o Complexo Morada do Sol no itinerário: o local possui trilha e espaços superagradáveis em meio a natureza para toda a família. A cachoeira principal é formada por pequenas quedas d’água, poços e piscinas naturais em meio a formações rochosas. É uma delícia e os banhos são refrescantes.

Noites estreladas e o canto dos pássaros nos aguardam dia e noite por aqui. Se procura por acomodação diferenciada, há ainda um glamping que tem o Parque como quintal; restaurantes escondidos também nos surpreendem.

Se a imaginação levar, é possível organizar brincadeiras com as crianças ao ar livre e até aula de pedras preciosas, já que a Chapada é conhecida por concentrar diferentes pedras e minérios.
Foz do Iguaçu (PR)


Foz do Iguaçu é conhecida mundialmente por suas cataratas. É destino focado em natureza e aventura / Getty Images

Planejar uma viagem para Foz do Iguaçu é a chance de conhecer um dos símbolos nacionais mais celebrados mundo afora – as Cataratas são consideradas uma das novas sete maravilhas da natureza e já foram eleitas uma das principais atrações turísticas da Terra.

Logo, o maior conjunto de quedas d’água do mundo é o chamariz principal para uma viagem à cidade paranaense.

O município é lar do Parque Nacional do Iguaçu, onde as Cataratas estão situadas, que é Patrimônio Mundial Natural da Unesco e ainda é morada de centenas de espécies de fauna e flora, como 257 espécies de borboletas, 348 de pássaros e 45 de mamíferos.

Caso queira adentrar ainda mais as Cataratas e adicionar um toque de adrenalina, a escolha é o Macuco Safari: é um passeio de barco no Rio Iguaçu que chega pertinho das quedas.

O barco passa pela correnteza do rio e faz manobras com curvas, em que saímos totalmente lavados do passeio.

Único hotel dentro do Parque Nacional, o Hotel das Cataratas deve ser considerado na sua lista de opções de estadia.

Melhor hotel da América do Sul em 2022 pelo Forbes Travel Guide, o hotel tem uma vantagem sedutora: apenas os hóspedes podem visitar as Cataratas e andar pelo parque a qualquer momento, com acesso exclusivo antes da abertura para o público geral e depois do encerramento.

A estrutura conta com 187 acomodações, piscinas, restaurantes, jardins e spa.

Entre os programas, o Parque das Aves também é atividade tradicional: o parque foca na conservação de aves da Mata Atlântica em cinco viveiros, em que ficamos pertinho de tucanos, jacutingas e araras e entendemos os cuidados na manutenção destas espécies.

Mas a diversão dos baixinhos também vai além do parque e da natureza. O Dreams Park é uma das opções, complexo com cinco atrações (Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo, Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Dreams Motor Show) onde é possível passar o dia.


Roda-gigante Yup Star tem 88 metros de altura e garante vistas incríveis da região / Secretaria Municipal de Turismo

Para quem gosta de diversão nas alturas, a cidade ainda é lar do Yup Star, roda-gigante com 88 metros de altura na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. As vistas são de encher os olhos.
Hotéis-fazenda no Vale do Paraíba Fluminense (RJ)

Se descanso é a palavra-chave nestas férias, com direito a programação fora do agito e voltada também à criançada, hotéis-fazenda no Vale do Paraíba fluminense são boas apostas.

São hotéis dos tempos áureos do ciclo do café que garantem sossego, sofisticação e uma boa dose de história.

Em Vassouras (RJ), a Fazenda São Luiz da Boa Sorte reflete todas as características acima e ainda garante lazer para pequenos e adultos.

Os 500 hectares da propriedade possibilitam que as crianças brinquem o dia inteiro com a turma da recreação. Há uma prainha de água doce, em que podemos nos aventurar com stand up paddle, pedalinho, boias e caiaque.


Daniela Filomeno na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ) / CNN Viagem e Gastronomia

Duas piscinas principais garantem banhos refrescantes; trilhas, cavalgadas e campinho de futebol completam as atividades. Programas culturais não ficam de fora: há até um museu que conta a rica história local da produção cafeeira.

Já na cidade de Rio das Flores (RJ), a Fazenda União conta com estrutura hoteleira de primeira que também entretém toda a família.

Duas piscinas, uma externa de temperatura ambiente e outra aquecida, nos ajudam com banhos sem pressa, em que podemos ainda usufruir de saunas seca e a vapor, campo de minigolfe, assim como quadra de tênis e vôlei de areia.


Fazenda União tem quadriciclos e até piqueniques podem ser feitos nas proximidades / CNN Viagem & Gastronomia

Excursões radicais em quadriciclos podem ser agendadas e trilhas pela mata ao redor da propriedade são programas voltados para os amantes da natureza. Os baixinhos ainda têm diversão com o parquinho e a brinquedoteca, mas o principal fica com a ordenha da minivaca e o convívio animais dóceis.

Balneário Camboriú (SC)


Balneário Camboriú visto de cima / Foto: divulgação PMBC

Balneário Camboriú é uma das principais cidades litorâneas do sul do país. Lar de cerca de 149 mil habitantes, a cidade catarinense chega a receber até 1 milhão de pessoas nos principais feriados do ano, como o Natal e o Réveillon.

Interessante é que a cidade possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país, ficando em quarto lugar em qualidade de vida do Brasil e em primeiro no estado.

Com seus arranha-céus à beira da praia e até roda-gigante, há opções para adultos e crianças. A cidade é repleta de restaurantes à beira-mar, praias tranquilas e outras perfeitas para quem busca agito, além de atrações ideais para serem curtidas com a família.

É também uma cidade para se andar tranquilamente pelas ruas, com bons índices de segurança. Para além dos dias na praia, a cidade guarda algumas outras interessantes opções.

Para os que gostam de paisagens incríveis, a roda-gigante FG Big Wheel, logo à beira da praia, é uma boa opção para ver a cidade de outros ângulo. Inaugurada em 2020, ela fica na Barra Norte de Balneário Camboriú e possui 82 metros de altura e 36 cabines.

Outra maneira de descobrir Balneário Camboriú é caminhando na areia e molhando os pés na Praia Central, que tem uma orla ideal para tomar uma água de coco – andar de bike também é um atrativo recomendado.

Já o Parque Unipraias é um complexo com vistas privilegiadas para a cidade com toques de aventura. O Unipraias liga três estações da orla sul por meio de 47 bondinhos, que sobem até o Morro da Aguada e descem até a praia de Laranjeiras.

Lá em cima há mirantes que nos garantem cliques para as redes sociais e até uma espécie de montanha-russa que se caracteriza por um trenó com percurso de 710 metros em meio à Mata Atlântica.


Barco Pirata faz sucesso entre as crianças; detalhe para os bondinhos do Parque Unipraias acima / Foto: site oficial Prefeitura

Voltando à praia, o Barco Pirata é sucesso entre a criançada, uma maneira diferente de conhecer a praia central e outros pontos em cima das águas enquanto atores vestidos de piratas fazem encenações. O passeio começa na Barra Sul e contorna a Ilha das Cabras em direção à praia de Laranjeiras.

De volta em terra firme, o Oceanic Aquarium é pedida para conhecer cerca de 130 espécies de todo o mundo. O aquário tem 25 recintos divididos entre água doce e salgada que abrange cerca de um milhão de litros de água.

Além de peixes, cobras, jacarés e aves também são encontrados no local.
Praia do Forte (BA)


Praia do Forte é destino com resorts e Projeto Tamar a 80 km de Salvador / Wikimedia Commons

Se deseja sair da cidade grande para curtir um destino de praia junto dos pequenos que tenha muito calor e grandes resorts, então a Praia do Forte, na Bahia, é o local ideal.

Distante cerca de 50 minutinhos da capital Salvador, é um local magnífico que conta com estrutura que recebe muito bem os pequenos ao mesmo tempo que garante descanso a nós adultos.

A praia fica no município de Mata de São João, que tem um centrinho charmoso com restaurantes, bares e lojinhas.

Por aqui, além da tradicional Igreja de São Francisco, fica o Projeto Tamar Praia do Forte, um polo turístico que estuda e ajuda na preservação das tartarugas marinhas. É perfeito para aprendermos sobre a vida destes importantes animais e colocarmos as crianças em contato com os cuidados que devemos ter com o mar e com o mundo.

No local podemos ver tanques e aquários de água salgada com exemplares da fauna marinha da região, em que é dividido ainda em áreas temáticas, sendo que cada um apresenta questões específicas relacionadas à vida das tartarugas marinhas e desafios que essas espécies enfrentam.

Junto das crianças podemos acompanhar as ações de educação ambiental do Projeto Tamar e participar de atividades de manejo e cuidado com as tartarugas marinhas.

Sobre os resorts, eles também são as estrelas da Praia do Forte. É o caso do Iberostar, que fica dentro de um complexo com muitas opções de entretenimento: piscinas, campo de golfe, restaurantes temáticos e atividades com monitores o dia inteiro para a garotada.

O resort é all inclusive e o sucesso entre as crianças se dá pelo Star Camp, simulação de acampamento de férias dentro dos limites do hotel.


Área dos brinquedos no Tivoli Ecoresort, diversão garantida para as crianças / Eduardo Moody

Também há o Tivoli EcoResort, resort luxuoso num terreno de de 300 mil m² com 80% de vegetação preservada. A parceria com o Projeto Tamar e o Instituto Imbassaí promove um contato com animais locais que desenvolvem a consciência dos baixinhos.

Para a diversão, o hotel tem o Careta Careta, complexo com brinquedos na areia, na piscina, alimentação saudável, brincadeiras, cinema e vestuários.

Fonte: CNN Brasil