Tserere Xavante está no Complexo Penitenciário da Papuda, no DF.

Porto Velho, RO
- O cacique José Acácio Tserere Xavante passou por audiência de custódia nesta terça-feira (13), no STF (Supremo Tribunal Federal), e teve sua prisão temporária de dez dias mantida. Assim, o líder indígena e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) permanecerá no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

A detenção ocorreu por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República.

O órgão afirma que Tserere estaria “se utilizando da sua posição de cacique do povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição” do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros do Supremo.

– A restrição da liberdade do investigado, com a decretação da prisão temporária, é a única medida capaz de garantir a higidez da investigação – completou Moraes em sua decisão.

A detenção do cacique provocou uma onda de protestos em Brasília na noite da última segunda-feira (12), com registro de incêndios de ônibus e carros. Tanto a prisão quanto os atos ocorreram no mesmo dia da diplomação de Lula e Geraldo Alckmin no TSE.


Fonte: Pleno News